Publicidade

No próximo sábado (5) Poços de Caldas recebe o primeiro Drum Camp Sul de Minas. O workshop de bateria é idealizado pela baterista Ana Barreiro e acontece no Edifício Manhattan, das 14h às 18h.

O objetivo do Drum Camp é trazer para o sul de Minas a tradição de workshops e cursos especiais de bateria. Segundo a idealizadora do evento, o encontro é voltado para bateristas de todos os níveis. Além das aulas, lideradas por Ana Barreiro e pelo conceituado baterista Douglas Las Casas, o workshop conta com bate-papo sobre conceitos, técnicas, experiências dos músicos, coffee break e sorteio de brindes.

“A ideia é ser o primeiro de vários. A gente vai tocar e trocar uma ideia com o pessoal, então vai ser bem inclusivo no sentido do contato entre todo mundo. Eu acho legal também o pessoal amador se encontrar com o profissional e todo mundo aprende junto. O legal de workshop é isso, rever algumas ideias e aprender ideias novas. Não tem nenhum evento aqui no sul de Minas que reúna os bateristas da região e existe uma conexão muito grande quando isso acontece. Tem uma troca muito grande e também ajuda a desenvolver a cultura colocando todo esse pessoal junto”, destaca Ana.

Ana Barreiro

Fotos: Evan Zee

Ana Barreiro é poços-caldense e iniciou sua formação na Escola de Música
Souza Lima, em São Paulo (SP), e completou sua graduação na Berklee College of Music em Boston. Cursou mestrado pela University of Southern California, em Los Angeles, onde teve a oportunidade de ser professora assistente do famoso baterista Peter Erskine.

Atualmente é professora no conceituado Musician’s Institute, em Hollywood. Ana já se apresentou com diferentes músicos da cena jazzística norte-americana, europeia e brasileira, como Otmaro Ruiz, Catina DeLuna, Andrea Motis, Scott Hamilton, Bruce Forman, Thalma de Freitas, Lupa Santiago, Daniel D’Alcântara, Bruno Mangueira, Isaac Smith, Larry Koonse, Kleber Jorge, Scott Healy, Dawn Bishop e Amy K Bormet. Apresentou-se em diferentes festivais, como Stanford Jazz Festival, Monterey Jazz Festival, Jazz at LACMA, Filoli Jazz Festival; fez parte da banda da produção musical “Cabaret” em La Mirada, na California, e também se apresentou com o American Contemporary Ballet em Los Angeles.

Foi premiada no Next Generation Jazz Festival 2014, em Monterey, como melhor solista na categoria de estudantes universitários. Foi uma das artistas principais do Washington Women in Jazz Festival em 2017 e 2018 na capital americana.  Como professora de bateria, tem participado anualmente no Stanford Jazz Camp durante o período de verão norte-americano, onde já trabalhou dividindo master classes com grandes bateristas como Ndugu Chancler (Michael Jackson) e Allison Miller. Além de workshops nos Estados Unidos, Ana também tem experiência liderando cursos de bateria no Brasil e na China.

No final de janeiro será jurada de uma competição musical na Tailândia, e se apresentará em um festival com a presença do rei e a rainha do país. Atualmente a baterista lidera um quinteto com a pianista norte americana Amy K Bormet e planeja o lançamento do primeiro trabalho de músicas autorais para fevereiro, com planos de uma turnê no Brasil sendo Poços uma das paradas.

Douglas Las Casas

Casarão Choperia

“Douglas “ShakerHand” Las Casas é um dos mais proeminentes bateristas brasileiros, devido à versatilidade e aos estudos da técnica Moeller, Traditional Grip, Jazz e música brasileira, que o levou ao reconhecimento internacional, no qual ganhou o apelido de “ShakerHand” (mão de chocalho).

Sua reputação se deu também pelas atuações em shows e gravações com grandes artistas do cenário MPB, Rock/Pop, Funk/Black Music, tais como: Angra, Claubir Peixoto, Wilson Simonal, Pepeu Gomes, Chitãozinho e Xororó e Frejat (Barão Vermelho), entre outros.

Na cena instrumental atuou com Kiko Loureiro, Olmir Stocker (Alemão), Mozart Mello, Luis Conte (Phil Collins), Zé Canuto (Gal Costa), Itamar Collaço (Zimbo Trio), Bocato e Faiska.  Como professor formou grandes nomes do atual cenário baterístico, tais como:Bruno Valverde (Angra), Anderson Karan (Bruno e Marrone), Alexandre Aposan (Tales), Nené dos Santos (Teatro Mágico) e Marcos Limone (Arnaldo Antunes), entre outros.

Hoje em dia trabalha como produtor/músico freelancer nos diversos estúdios do país e está fazendo o lançamento do CD/DVD com o Três de Paus (homenageando o grande percussionista brasileiro Airto Moreira), mas em paralelo a todos esses trabalhos, sempre se dedicou à área didática.

Serviço

O quê: Drum Camp Sul de Minas

Quando: Sábado (5), das 14h às 18h

Onde: Edifício Manhathan – rua Prefeito Chagas, 305, andar PL

Quanto: R$30. Inscrições podem ser feitas on-line, clicando aqui 

Contato através do e-mail anabarreirodrums@gmail.com

 

Publicidade