Na próxima quarta-feira (19), pacientes da Associação dos Deficientes Físicos de Poços de Caldas (Adefip) apresentam o espetáculo ‘Dança Comigo’. A apresentação acontece na Urca, às 19h, e tem entrada gratuita.

O show mescla dança e teatro, resgatando músicas que fizeram sucesso no passado. A apresentação é realizada por meio do projeto “Superação Arte e Dança Adaptada”, que tem incentivo do Programa de Patrocínios do Grupo DME. No palco são cerca de 60 participantes, entre crianças e idosos. O projeto busca promover cultura e inclusão ao reunir em um mesmo espaço pessoas com e sem deficiência e um repertório repleto de canções que marcaram gerações, desde os anos 50 até os dias atuais, entre elas ‘Cantando na Chuva’, ‘País Tropical’ e ‘Grease’.

Segundo a coordenadora do projeto, Juliana Reis do Prado, o ‘Espetáculo Dança Comigo’ conta com ensaios semanais desde o começo do ano e a temática escolhida foi uma forma de incentivar a participação de todos os assistidos pela ADEFIP.

“Eu propus o tema a fim de resgatar as lembranças dos pacientes mais velhos, através de músicas que provavelmente fizeram parte de suas histórias, e também como forma de trazer aos pacientes mais novos algumas informações de anos passados, mostrando a eles os diferentes estilos musicais de cada década”, conta a profissional, dizendo ainda que o objetivo do evento é proporcionar alegria, descontração e nostalgia, além de contribuir com o tratamento das pessoas.

“Através da dança conseguimos trabalhar tanto o aspecto físico, com melhora do condicionamento físico e motor, da coordenação motora e evoluções de caráter cognitivo, como memória e agilidade de raciocínio, quanto os aspectos social e emocional, criando maneiras para que os pacientes conquistem independência, autonomia e autoconfiança”, diz.

Casarão Choperia

O ‘Espetáculo Dança Comigo’ tem coreografias de Juliana Reis do Prado, Thais Viti e Marcela Viana e preparo teatral de Francisco Nogueira. O apoio é da Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Cultura.

Serviço

O quê: ‘Espetáculo Dança Comigo’

Quando: 19 de setembro, às 19h

Onde: Espaço Cultural da Urca – Teatro Benigno Gaiga

Quanto: Gratuito

Publicidade