Jacques é conhecido pelo trabalho social que realiza (fotos: divulgação)

São 88 anos de idade e 60 deles dedicados à assistência social. Jacques Rodrigues de Carvalho, que comanda o Pronto Socorro de Assistência Social Jacques, foi homenageado na manhã desta quarta-feira (5).

Uma exposição de fotos foi instalada e está aberta à visitação até o próximo domingo (9), no sentido também de estimular as pessoas a contribuírem com as ações do Pronto Socorro. São fotos de família e textos da jornalista Rose Lino.

Jacques nasceu em Campestre (MG) e se inspirou na mãe, que ajudava as pessoas que a procuravam com as mais diferentes necessidades, ainda quando ele era criança. “Quando eu via a dor de outra pessoa e pedia em prece a Jesus, sempre uma solução aparecia”, conta Jacques.

Exposição conta a história de vida do homenageado
Casarão Choperia

O trabalho em Poços de Caldas começou em 1972. No começo eram 20 famílias assistidas. O atendimento foi ampliado com a distribuição de medicamentos, encaminhamento para albergues e atendimento a alcoolistas; doação ou empréstimo de cadeiras de rodas, camas hospitalares, muletas e andadores. Ninguém que buscou ajuda deixou de receber apoio e encaminhamento.

A esposa Gisélia, mais conhecida como Dona Zélia, faleceu em 1992. Ela ajudou intensamente na missão de dedicação ao próximo e, muitas vezes, levava os filhos para presenciar as ações de caridade. O casal teve quatro filhos, seis netos e três bisnetos.

A homenagem contou com a presença dos filhos, Jacqueline, Gisa e Jacques. Em seguida aconteceu uma roda de conversa sobre violência contra a mulher com a participação de Lúcia Vera Lima, presidente do Centro de Cultura Afro-Brasileira Chico Rei, acompanhada de Jéssica Nuevo, Leticia Pereira e Gerda Mueller.

No sábado, às 9h, haverá apresentação de dança do Projeto Superação, Arte e Dança Adaptada, que tem o apoio do DME e da Prefeitura Municipal de Poços de Caldas, através da Secretaria Municipal de Cultura.

A Feira fica aberta ao público das 9h às 22h, com entrada gratuita. No domingo será encerrada às 16h.

Publicidade